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Manual do SÃndico
Responsabilidades básicas do SÃndico
- Representar ativa e passivamente o CondomÃnio , em juÃzo ou fora dele , e praticar atos de defesa dos interesses comuns , nos limites atribuÃdos pela Lei Civil e de CondomÃnio ou pela Convenção e Regulamento Interno .
- Exercer a Administração interna ou externa da edificação ou do conjunto de edificações no que diz respeito a sua vigilância e segurança , bem como aos serviços que interessem a todos os moradores com lisura , respeito e transparência .
- Praticar os atos que lhe atribuem as leis , a Convenção e Regimento Interno .
- Cumprir e fazer cumprir a Convenção e Regimento Interno , bem como executar e fazer executar as deliberações das Assembleias.
- Dar conhecimento das decisões tomadas nas Assembleias aos Condôminos.
1. CONDOMÃNIO.
O condomÃnio ocorre quando existe um domÃnio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem. Viver em condomÃnio exige um “modus vivendi†despojado e integrado ao grupo condominial, uma vez que existem áreas comuns e áreas privativas. O direito de uso da área comum e a obrigação de conservar o que é de todos são condições básicas para vida em condomÃnio.
Em termos de propriedade, a cada área privativa corresponderá uma fração de ideal de terreno da área comum. Todos os condôminos devem contribuir para suas despesas, além de acatar a Convenção, Regulamento Interno e decisões da Assembleia.
2. UTILIZAÇÃO.
Todos os participantes de um condomÃnio utilizam espaços e equipamentos comuns, tais como “hall†social, salão de festas, piscinas, churrasqueira, sala de ginastica, etc. Mesmo nas áreas privativas, a liberdade do morador, não é total, visto que não poderá afetar a liberdade e nem o sossego e os bons costumes do outro. Em tese, tudo é muito simples - contudo, na hora do impasse, é próprio do ser humano defender seus interesses, que nem sempre correspondem aos do condomÃnio. Visando disciplinar os direitos e deveres de cada condômino, bem como a vida em condomÃnio, existem quatro documentos básicos disciplinadores: O código Civil, a Lei do CondomÃnio comum a todos; a Convenção do CondomÃnio e o Regulamento e/ ou Regimento Interno, estes últimos especÃficos para cada prédio. Boa parte da função do sÃndico consiste em exigir a correta utilização das áreas de um condomÃnio, através do fiel cumprimento da Convenção e do Regulamento, além de cuidar dos reparos necessários à sua conservação e manutenção.
3. CONVENÇÃO DO CONDOMÃNIO.
É o conjunto de direitos e obrigações, gravados no Registro Geral de Imóveis, que regulamenta o comportamento coletivo e o rateio de despesas dos condôminos estabelecendo normas de utilização tanto nas áreas privativas como nas de uso comum, visando resguardar, em benefÃcio de todos, o patrimônio condominial e a moralidade no ambiente.
Principais itens da Convenção:
- Elaboração do Regulamento Interno, forma de escolha e destituição do corpo diretivo;
- Prazo, quórum e formas de convocar assembleias;
- Formas das contribuições para despesas;
- Formas de alteração da convenção;
- Atribuições do sÃndico; SubsÃndico e Conselho Consultivo;
- Como utilizar os objetos e serviços comuns;
- Forma e prazos das aprovações das contas;
- Forma de administrar e movimentar o numerário;
- Certas proibições, como alteração da fachada e utilização das unidades contrariando a finalidade do prédio.
A Convenção, para ser aprovada ou modificada, exige o voto de no mÃnimo 2/3 das frações ideais de condôminos que compõem o condomÃnio. Todos devem obediência à Convenção que, por sua vez, não pode contrariar a Lei Civil e do CondomÃnio.
4. REGULAMENTO.
É o conjunto de normas e procedimentos referentes ao comportamento e à conduta dos moradores e frequentadores, disciplinando o uso das áreas comuns e solucionando os problemas mais corriqueiros do condomÃnio, apresentando inclusive, penalidades aos infratores. O Regulamento Interno não pode contrariar a Convenção, sob pena de nulidade. O Regulamento Interno normalmente consta na própria Convenção ou é redigido posteriormente. Sendo feito em documento separado, deve contar com a colaboração não só dos proprietários dos apartamentos, como também dos compromissários compradores, cessionários e promitentes cessionários. Pode ser aprovado através de Assembleia Geral, todavia obedecendo ao quórum previsto na Convenção, se a mesma estipular. A Convenção e o Regulamento tendem a desatualizar-se. O condomÃnio pode e deve, promover revisões periódicas nesses textos de modo a garantir-lhes eficácia.
5. CORPO GESTOR.
O corpo gestor é composto de sÃndico, subsÃndico e conselho consultivo e/ou fiscal. Esse organograma permite inúmeras vantagens. O sÃndico, ao se ausentar por alguma razão, assume interinamente o subsÃndico respondendo oficialmente pelas funções especÃficas conforme a convenção determina. E o conselho, além de deliberar e opinar sobre os problemas do condomÃnio, “fiscaliza†a atuação do sÃndico salvaguardado em sua imagem, visto que todas as despesas são acompanhadas por esse conselho que vê, antes de tudo, os reais interesses dos condôminos, avaliando gastos, necessidades, capacidade de pagamento dos moradores no caso de benfeitorias, entre outras medidas. SÃNDICO é o representante legal do condomÃnio, em juÃzo ou fora dele, exercendo a administração do condomÃnio assessorado pelo conselho consultivo e subsÃndico, todos eleitos pela Assembleia Geral. O sÃndico pode ser condômino ou pessoa fÃsica ou jurÃdica estranha ao condomÃnio, salvo disposição contrária na Convenção. Será eleito pela forma e prazo previsto na mesma, sendo que seu mandato não pode exceder a dois anos, permitido a reeleição.
As atribuições do SÃndico em geral são:
- Exercer a administração interna do prédio, referente à vigilância, moralidade e segurança.
- Selecionar, admitir e demitir funcionários fixando-lhes os salários de acordo com a verba do orçamento do ano, respeitando o piso salarial da categoria;
- Escolher empresas prestadoras de serviços ou terceiros para execução das obras que interessem ao condomÃnio;
- Convocar a assembleia dos condôminos;
- Representar, ativa e passivamente, o condomÃnio, praticando, em juÃzo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
- Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
- Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
- Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
- Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
- Guardar toda documentação administrativa, bancária, técnica, fiscal, previdenciária e trabalhista;
- Realizar o seguro da edificação.
SUBSÃNDICO é o representante, eleito por assembléia, que tem como função substituir o sÃndico na sua falta momentânea. CONSELHO CONSULTIVO E/ OU FISCAL é o órgão de consulta, fiscalização e assessoramento do sÃndico, composto por três condôminos, com mandato que não poderá exceder a dois anos, permitida reeleição.
6. ASSEMBLÉIA GERAL.
Assembléia geral é o foro deliberativo onde os principais temas de interesse do condomÃnio devem ser discutidos para tomada de decisões. Todos os condôminos devem ser convocados para a assembléia, sob pena de nulidade. O sÃndico deve realizar assembleias cumprindo o que determina a lei, no entanto, tornando-as atrativas.
Para tanto, aqui vão algumas “dicasâ€:
- Planeje e discuta com o conselho fiscal e administradora sobre o conteúdo da assembleia;
- Divulgue-a exaustivamente e procure obter o compromisso da presença dos condôminos;
- Tenha sempre em mãos a Convenção e o Regime Interno para eventuais consultas;
- Conduza a reunião de modo a não se desviar dos assuntos pautados;
- Exponha com clareza os assuntos da pauta e procure ouvir várias opiniões antes de colocá-los em votação.
Existem três tipos de Assembleias:
ASSEMBLÉIA GERAL DE INSTALAÇÃO – Esta serve para instalar o condomÃnio, colocando em discussão a construção do prédio, aprovação do nome do condomÃnio, da convenção e regulamento interno, eleição de sÃndico, subsÃndico e conselho consultivo, aprovação da dotação orçamentária para o exercÃcio que se inicia, determinação para se tirar o CNPJ entre outros procedimentos.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÃRIA – O Código Civil obriga a realização, pelo menos uma vez por ano, da assembleia geral ordinária – AGO, na qual deve ser objeto de deliberação:
- A aprovação do orçamento das despesas;
- Os valores das contribuições dos condôminos;
- A prestação de contas, e eventualmente;
- A eleição do sÃndico e a alteração do Regime Interno.
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÃRIA – A assembleia geral extraordinária – AGE serve para tratar assuntos de interesse do condomÃnio, não previstos na AGO. Serão realizadas sempre que a ocasião assim o exigir, especialmente quando o tema não puder aguardar a realização da AGO para decisão. Pode ser deliberado numa AGE o rateio de despesas extras, obras, benfeitorias, modificação da Convenção e quaisquer assuntos de interesse geral e imediato do condomÃnio. Para a convocação de uma assembleia geral (AGI, AGO ou AGE) deve ser feito edital constando data, horário, local da reunião, ordem do dia e um resumo da matéria a ser deliberada. O prazo para convocação é o previsto na Convenção do condomÃnio; caso a mesma seja omissa, aconselha-se um prazo de 10 (dez) dias de antecedência, dependendo da convenção de cada condomÃnio. Ao término da reunião, deve ser elaborada uma ata e colhidas assinaturas do presidente e do secretário.
O sÃndico, nos oito dias subsequentes à assembleia, comunicará aos condôminos o que tiver sido deliberado. Não deixe decorrer muito tempo entre a reunião e a lavratura da ata.
Elementos essenciais da ata:
- Dia, mês, ano e hora da assembleia, por extenso;
- Local da assembleia;
- Lista de presença com o número do apartamento e assinatura dos condôminos presentes;
- Pessoas que presidiu e secretariou os trabalhos;
- Ordem do dia;
- Deliberações;
- Encerramento;
- Assinatura do presidente e do secretário. O sÃndico deverá mandar a todos os condôminos cópia da ata ou comunicação que resuma o deliberado na assembléia.
É interessante estipular algumas datas para reuniões de sÃndico, subsÃndico e conselho para avaliação permanente do condomÃnio, sem poder deliberativo. Tais reuniões podem ser abertas à participação dos condôminos, que se tiverem queixas, problemas ou sugestões, podem centralizá-los nessas ocasiões. Ou ainda, anotando em um livro de reclamações e sugestões, com a indicação dos fatos ocorridos, o nome do condômino e o número de sua unidade, aliviando a carga do sÃndico em contatos diários, muitas vezes para tratar de assuntos nem sempre urgentes (irrelevantes e que podem comprometer as AGO ou AGE).
7. PREVISÃO ORÇAMENTÃRIA.
Todo o condomÃnio deve ter uma previsão orçamentária, ou seja, quanto pretende gastar com cada elemento ou item de despesa. O sÃndico tem obrigações quanto à previsão orçamentária, devendo planejar o orçamento para obtenção da previsão de despesas e receitas, apresentando-as para discussão e aprovação em assembleia geral. Com base na previsão orçamentária é feito o rateio das quotas condominiais. Em seguida, emitem-se os boletos e controlam-se os pagamentos.
ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO ORÇAMENTÃRIA
- Tome por base as despesas reais de meses anteriores;
- Atualize os valores conforme a inflação;
- Troque informações com sÃndicos de prédios vizinhos, preferencialmente do mesmo porte do seu;
- Se a proposta for elaborada pela administradora, peça-a cinco dias antes da assembléia para examiná-la atentamente;
- Apresente e discuta a proposta previamente com os conselheiros;
- Provisione uma verba entre 5% e 10% para despesas diversas e imprevistas;
- Preveja uma margem de segurança suficiente para que o caixa não fique negativo em virtude de pequenas flutuações na economia e na arrecadação;
- Se possÃvel, faça planilhas comparativas, ou seja, coleta de três orçamentos, de diferentes empresas, para a realização de determinada obra ou serviço;
- Inclua o percentual de inadimplência, afinal não é possÃvel contar com o pagamento total;
- Como decorrência da gestão dos valores previstos no orçamento, o sÃndico assume o dever de prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;
- Desde que prestadas e aprovadas em assembléia, as contas passam a ter presunção relativa de regularidade, equivalendo a uma quitação conferida à gestão desempenhada pelo sÃndico. Sendo presunção relativa, comporta rediscussão apenas pela via judicial, em que não poderá ser analisado o mérito das contas, mas sim a presença de alguma irregularidade formal ou de vÃcios dos atos jurÃdicos.
8. DESPESAS.
São os gastos que um condomÃnio tem classificados como ordinárias e extraordinárias, conforme conceituação e divisão dos arts. 22 e 23 da Lei no. 8.245/91 (Lei do Inquilinato). As despesas estão divididas em:
DESPESAS ORDINÃRIAS
PESSOAL
- Salários;
- Férias;
- 13º salário;
- Rescisões contratuais de trabalho.
ENCARGOS SOCIAIS
- INSS;
- FGTS;
- PIS;
- INSS de contribuintes individuais (antigos autônomos).
- PPRA, PCMS e CIPA.
- Vale Transporte.
- Uniformes;
- EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual.
CONSUMO
- Ãgua;
- Energia elétrica das áreas comuns;
- Gás;
- Telefone de uso exclusivo do condomÃnio.
MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO
- Elevadores;
- Bombas;
- Portões automáticos;
- Interfones;
- Piscina;
- Jardim;
- Antena coletiva;
- Recarga de extintores;
- Lavagem das caixas d’água e Cisterna
- Limpeza Caixa de gordura;
- Limpeza caixa de esgoto ou fossa.
- • Desinsetização das áreas comuns.
- Equipamentos de Ginástica.
ADMINISTRATIVAS
- Impressos, cópias e correio;
- Isenção do sÃndico;
- Despesas bancárias;
- Honorários da administradora.
MATERIAIS
- Materiais de limpeza e higiene;
- Materiais de elétrico
SEGURO
- Incêndio.
DESPESAS EXTRAORDINÃRIAS Despesas extraordinárias são os gastos imprevistos ou destinados a benfeitorias, ambos nas áreas de uso comum:
EMERGÊNCIA
- Vazamentos;
- Desentupimentos das prumadas;
- Substituição de bombas d’água;
- Troca ou substituição de equipamentos.
BENFEITORIAS
- Reformas (garagem, piscinas, etc.);
- Aquisição de equipamentos (academia de ginástica, central telefônica, etc.).
9. FUNDO DE RESERVA.
Pode ser provisionado, no orçamento, uma arrecadação destinada a constituir um fundo de reserva na forma prevista na Convenção. A constituição do fundo de reserva é de responsabilidade do proprietário da unidade. Caso haja necessidade de reposição total ou parcial do fundo de reserva, devido à utilização no custeio ou complementação das despesas ordinárias do condomÃnio, a responsabilidade é do inquilino, salvo se referente a perÃodo anterior ao inÃcio da locação. O fundo de reserva deve ser fixado quando da aprovação do orçamento, estabelecido de acordo com a Convenção Condominial, geralmente fixado entre 5% e 10% da arrecadação mensal. O sÃndico deve fazer aplicação financeira em nome do condomÃnio, com aprovação do conselho consultivo ou da assembléia geral para maior segurança. A utilização do fundo de reserva necessita da aprovação dos condôminos reunidos em assembléia, porém o sÃndico poderá utilizar esse fundo para pagamento de despesas emergenciais, não previstas no orçamento. Nesse caso, é aconselhável dar ciência aos conselheiros e ratificar a sua utilização, na próxima assembléia geral do condomÃnio.
10. DOCUMENTOS E OBRIGAÇÕES DO CONDOMÃNIO.
São diversos os documentos existentes no condomÃnio. O prazo de guarda dosdocumentos administrativos, fiscais e bancários é de 10 (dez) anos, já que este é o prazo prescricional para cobranças das dÃvidas do condomÃnio regularmente aprovadas, nos termos do Código Civil art. 205. Quanto à s demais modalidades de documentos, caberá ao sÃndico observar o prazo de guarda exigido por lei, caso a caso.
Livros recomendados:
- Livros de atas das assembleias;
- Livro de reclamações e sugestões;
- Livro de registro de empregados;
- Livro de inspeção do trabalho.
Esses livros devem apresentar termos de abertura e de encerramento, assinados e rubricados.
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DO CONDOMÃNIO.
O condomÃnio não deve apresentar a DIPJ (Declaração Integrada de Informações Econômico Fiscais), ainda que se encontre inscrito no Cadastro da Pessoa JurÃdica (CNPJ) ou que tenham seus atos constitutivos registrados em Cartório.
CADASTRO NACIONAL DAS PESSOAS JURÃDICAS – CNPJ.
De acordo com a Instrução Normativa SRF no. 200, de 13 de setembro de 2002, os condomÃnios que auferirem ou pagarem rendimentos sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte estão obrigados a se inscrever no CNPJ, mesmo não possuindo personalidade jurÃdica. Documentos necessários para inscrição (cópias autenticadas e registradas em cartório):
- Convenção do condomÃnio registrada em cartório (CRI);
- Ata da assembleia que elegeu o sÃndico, registrada em cartório (CTD).
Ou
- Certidão emitida pelo CRI que confirme o registro do Memorial de Incorporação do condomÃnio;
- Ata da assembleia que deliberou sobre a inscrição no CNPJ, registrada no CTD;
- Ata da assembleia que deliberou sobre a eleição do sÃndico, registrada no CTD.
Ou
- Certidão do CRI contendo as informações necessárias à inscrição;
- Ata da assembleia de eleição do sÃndico, registrada no CTD.
E
- Preenchimento da Ficha de Cadastral da Pessoa JurÃdica – FCPJ;
- Original do DBE, assinado pela pessoa fÃsica perante o CNPJ com firma reconhecida em cartório.
PREVIDÊNCIA SOCIAL.
O DECRETO No 3.048, DE 6 DE MAIO DE 1999., que regulamenta os benefÃcios da Previdência Social, em seu artigo 11º, parágrafo único, item II, permite ao sindico filiar-se facultativamente a Previdência Social quando não remunerado. Assim aquele sÃndico que não contribui para a Previdência Social pode se inscrever como contribuinte. Não será empregado do condomÃnio, mas poderá contribuir para ter uma aposentadoria e todos os benefÃcios dela decorrentes no futuro. Esta despesa deverá ser custeada pelo próprio sÃndico ou, no caso a assembleia geral dos condôminos aprove esse ônus, poderá ser reembolsado pelo condomÃnio. Conforme Instrução Normativa nº 971/2009 do INSS o associado eleito para cargo de direção em cooperativa, em associação ou em entidade de qualquer natureza ou finalidade e o sÃndico ou o administrador eleito para exercer atividade de administração condominial, desde que recebam remuneração pelo exercÃcio do cargo, ainda que de forma indireta, observado, para estes últimos, o disposto no inciso III do § 1º do art. 5º;, os sÃndicos que possuem isenção da taxa condominial e/ou recebem remuneração pelos serviços prestados ao condomÃnio, devem recolher a tÃtulo de INSS o valor correspondente a seu pró-labore, bem como as isenções da taxa de CondomÃnio. O sÃndico deverá manter em dia a Certificação eletrônica do condomÃnio, sem a qual nada se faz com relação a conectividade social, FGTS entre outras obrigações trabalhistas.
DEMONSTRATIVO FINANCEIRO MENSAL.
Terminado o mês, a administradora (ou o sÃndico) deve apresentar um balancete de contas detalhado, referente ao mês anterior. Todos os documentos comprobatórios deverão ter o visto do sÃndico e a pasta deverá ser analisada pelos membros do conselho. A pasta conterá também informações sobre quotas em atraso, multas recebidas, saldos bancários, saldos em poupança e aplicações, posição do fundo de reserva, etc. Em resumo, de no máximo duas folhas, poderá ser enviado a cada condômino.
DICAS.
Se sobrar espaço na folha de prestação de contas (resumo), transcreva algum item do Regulamento ou da Convenção ou envie alguma mensagem de utilidade para o condomÃnio; não fixe em quadro de avisos relação de condôminos em atraso. Negocie pessoalmente, via administradora, por meio de advogado, etc., mas não exponha o devedor (previsto no Código de Defesa do Consumidor). Nos demonstrativos relacione somente o número do apartamento devedor.
COMO ESCOLHER E CONTRATAR UMA ADMINISTRADORA.
O sÃndico pode contratar uma pessoa fÃsica ou jurÃdica para auxiliá-lo na administração do condomÃnio. Devido à complexidade de suas funções, é recomendável que o faça. Às vezes, o barato sai caro, ou seja, deixar de contratar uma administradora para economizar determinada quantia poderá se mostrar, no futuro, uma postura muito mais dispendiosa, se houver algum erro ou omissão. Contudo uma administradora deve ser bem escolhida, para que ela, em vez de solução, não seja um problema a mais. Ao sÃndico caberá a escolha da empresa administradora, a qual deverá ser aprovada pela assembléia geral de condôminos, mediante votação de praxe. Tal escolha deve basear-se na confiança recÃproca. Sendo alcançada a aprovação, será o sÃndico a pessoa competente para assinar o contrato de prestação de serviços em nome do condomÃnio. É decisão de competência do sÃndico a rescisão do contrato com a administradora. Porém, ainda que seja dispensável a realização da assembleia para tanto, o sÃndico deverá ser cauteloso na tomada da decisão, pois a mesma poderá ter fortes repercussões econômicas. No caso, o contrato entre as partes servirá de parâmetro para a rescisão, como é exemplo a definição do prazo de aviso prévio, usualmente fixado de 30 a 60 dias. O art. 1.348, §2o, do novo Código Civil trouxe a inovação de que o sÃndico pode transferir, total ou parcialmente, para a empresa administradora, não somente as funções administrativas, como também os poderes de representação, tudo mediante aprovação da assembléia, salvo se o contrário dispuser a Convenção. Vale dizer que o mais usual é a ocorrência da mera delegação das funções administrativas.
11. SEGURANÇA DO CONDOMÃNIO.
É muito importante conhecermos o conceito de segurança para podermos desenvolver ações preventivas. A palavra segurança tem sua origem do latim “securitas†– medidas destinadas a garantir a integridade de pessoas, bens e instituições. É o conjunto de medidas e normas, com adequações fÃsicas, agregadas ao profissional especializado e a alta tecnologia. O maior desafio da segurança é antever e dar soluções para as situações de perigo. Não se pode esquecer que a responsabilidade pela segurança do sistema é de TODOS. Qual a maior arma utilizada pelos bandidos? É o fator SURPRESA! Por isso, a melhor maneira de evitar um sinistro é fazer um trabalho de PREVENÇÃO. Neste trabalho devem ser analisados os riscos pessoais e das instalações fÃsicas. Os sÃndicos devem solicitar aos consultores de segurança que o assessorem nas análises dos riscos e na elaboração dos planos de segurança do condomÃnio. De posse dessas informações deve-se elaborar um Plano de Segurança, que pode ser dividido em 3 etapas: 1o Plano FÃsico - é a análise criteriosa das instalações fÃsicas onde se deve adequá-las visando dificultar o acesso evitando ao máximo a invasão. Como aliado importante, temos a utilização dos equipamentos eletrônicos, que tem como principal função, auxiliar os funcionários e moradores na vigilância das instalações. 2o Plano Operacional – consiste em procedimentos operacionais com regras especÃficas para cada integrante do sistema (condôminos- moradores- funcionários- usuários), as quais deverão ser aprovadas em assembléia e obedecidas por todos. 3o Plano de Contingência – definição das situações crÃticas, de modo que todos os envolvidos no sistema, durante a concretização do risco possuam um roteiro de ações que devem ser implementadas, visando o restabelecimento da normalidade, tendo em vista que toda a situação crÃtica gera uma urgência. Após a fase de planejamento deve-se dar muita atenção ao treinamento dos funcionários que estarão na operação de todo o sistema e conscientizar os condôminos e moradores, através de palestras, circulares e quadros de avisos, para manterem-se integrados. Em função de suas caracterÃsticas, cada condomÃnio deve estudar o que melhor lhe convém, proporcionando um maior estado de segurança a todos.
12. PREVENÇÃO DE ACIDENTES E INCÊNDIOS.
A legislação exige que um edifÃcio possua equipamentos de proteção contra incêndio, tais como iluminação de emergência para facilitar a sinalização de escape, hidrantes, extintores por metro quadrado, para-raios, corrimão, caixa d’água de acordo com a área e população do prédio, rede elétrica em perfeito estado, etc. O sÃndico não só pode como deve chamar o Corpo de Bombeiros para verificação e orientação da segurança do prédio, uma vez que ele é responsável pela manutenção dos equipamentos, para que estejam sempre operantes e ativados.
Alertamos sobre os procedimentos do sÃndico com relação aos equipamentos:
- Porta corta-fogo (não deve ser trancada com cadeado);
- Os equipamentos devem estar em perfeitas condições;
- Formação de brigada de incêndio;
- Extintores e mangueiras de incêndio com revisão periódica;
- Para-raios com revisão no sistema uma vez por ano;
- Revisão na instalação da rede elétrica;
- Revisão periódica nos botijões de gás;
- Revisão periódica na rede de gás canalizado;
- Revisão e cuidados com os elevadores;
- Pessoal treinado e habilitado para operar os equipamentos e zelar pelos mesmos;
- Proibir depósito de volumes em frente ao hidrante;
- Exija do zelador e de cada condômino o correto armazenamento de substâncias inflamáveis, gás, etc.
HIGIENE.
A preocupação com higiene deve ter a mesma importância da segurança, ainda mais na utilização das áreas comuns. Aqui vão algumas dicas:
- Faça exame médico periódico dos empregados;
- Providencie a limpeza semestral das caixas d’água por meio de empresas especializadas;
- Providencie dedetização das áreas comuns e proponha aos condôminos a mesma atitude em suas unidades;
- Exija a limpeza periódica das fossas, quando for o caso;
- Exija cuidados especiais com produtos de limpeza tóxicos ou abrasivos, bem como ácidos e demais substâncias que possam causar irritação à pele;
- Exija dos faxineiros a utilização de botas e luvas de borracha quando manusearem tais produtos;
- Exija do zelador ou da empresa de manutenção de piscinas a exata qualidade da água.
SEGUROS.
O sÃndico é responsável pela contratação de seguro contra incêndio e outros sinistros, abrangendo todas as unidades, partes e objetos comuns, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomÃnio. O prazo para contratação é de 120 dias após o “habite-seâ€. Caso contrário, o condomÃnio ficará sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 do imposto predial cobrado pela Prefeitura.
Tipos de apólice de seguros:
- Responsabilidade civil do condomÃnio;
- Incêndio, raio e explosão;
- Quebra de vidros e espelhos;
- Morte e invalidez de empregados;
- Responsabilidade civil por guarda de veÃculo;
- Danos elétricos;
- Vendaval;
- Impacto de veÃculos terrestres;
- Roubo de bens de moradores;
- Incêndio de bens de moradores;
- Desmoronamento;
- Tumultos e greves;
- Roubo de bens do condomÃnio;
- Portões eletrônicos;
- Assalto e sequestro;
- Projétil perdido.
O seguro de um edifÃcio deve ser feito com base em valores reais, em função dos custos de reconstrução e nunca do preço comercial do edifÃcio. Se o seguro for com valor inferior ao real, o sÃndico, em caso de sinistro, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pela contratação.
13. POLÃTICA DE PESSOAL.
TRATAMENTO E COMPORTAMENTO.
O treinamento de funcionários tem influência decisiva sobre a forma como tratam e como são tratados pelos condôminos. A autoridade do zelador é algo que deve ser devidamente cuidada pelo sÃndico, pois é ele quem acompanha a rotina, o dia-a-dia do condomÃnio. Disso depende a ordem, visto que o zelador, perante os condôminos, deve ter o poder de tomar providências diversas.
PLANEJAMENTO E RECRUTAMENTO.
A quantidade de empregados que um condomÃnio deve ter é proporcional ao tamanho e a complexidade do edifÃcio. Ter menos empregados que o ideal; em vez de economia, traz custos adicionais com horas extras, além de prejudicar e comprometer a manutenção e a limpeza. A “economia†pode transformar-se em prejuÃzo. Uma boa agência de emprego fará o trabalho de recrutamento e uma pré-seleção dos candidatos. Contudo, o sÃndico deve entrevistá-los, principalmente no caso de zelador. Procure informar-se sobre os empregos anteriores, o tempo médio de permanência em cada emprego, os motivos de saÃda, etc. Não tenha pressa em contratar visto ser a pressa inimiga da perfeição. Evite porteiros e faxineiros que residam muito longe, pois será ruim para ambas as partes. No caso do zelador, indagar se ele tem conhecimentos gerais sobre elevadores, extintores de incêndio, filtros de piscinas, eletricidade e hidráulica elementar. Contrate sempre por um perÃodo de experiência e observe o desempenho antes de efetivá-lo. Não ofereça o apartamento (residência) antes de completar os 90 (noventa) dias de experiência. Fazer alguns testes também é uma forma de acertar na escolha do candidato ideal. No caso do zelador convém informar aos condôminos, por escrito, sobre a troca e o nome do novo funcionário.
TREINAMENTO.
Mesmo que você admita alguém com muita experiência, um pouco de treinamento sempre será necessário. A reciclagem periódica desse treinamento é imprescindÃvel. Faça uma lista das tarefas mÃnimas de cada cargo, percorra o prédio juntamente com o zelador recém admitido, apresente o pessoal do conselho e outras providências. O zelador é quem deve treinar, no local, os demais empregados, sob orientação da administradora ou sÃndico.
REMUNERAÇÃO.
A remuneração dos empregados é uma equação complexa. O salário deve ser tal que corresponda à qualificação do empregado, ao seu desempenho e ao quanto o condomÃnio pode pagar. Além do mais, deve haver um equilÃbrio interno e externo. Internamente, o zelador ganha mais do que o porteiro, que ganha mais do que ganha o faxineiro. Externamente, não se deve pagar nem muito acima nem muito abaixo do que pagam os outros prédios de mesmo porte da região. Todo e qualquer reajuste salarial fora da data base (1o de outubro), exceto as promoções, deve ser registrado como “Antecipação Salarial/DissÃdio Compensávelâ€, para salvaguardar o condomÃnio quanto aos reajustes futuros. O sÃndico tem que tomar cuidado com o pagamento de horas extras, gratificações e outros benefÃcio para que não sejam incorporadas por lei sem necessidade e para que isso não aconteça, deve ser consultado um profissional ligado a administração de pessoal para as devidas orientações. Fechamento da planilha de ponto A administradora envia mensalmente a folha de ponto e a planilha de fechamento. É fundamental que sejam computadas as horas extras devidas, adiantamentos, feriados, folgas trabalhadas, bem como a relação de profissionais autônomos que prestaram serviços ao CondomÃnio. Vale Transporte. É obrigatório o pagamento do vale transporte ao empregado para a locomoção do mesmo ( ida e volta) ao trabalho. Na admissão a administradora solicita sempre o comprovante de residência do empregado e a declaração assinada constando o meio de transporte e o valor da tarifa, porém, é fundamental que o sÃndico informe à Administradora quando houver aumento da tarifa ou em caso de mudança do empregado. Férias. É conveniente preparar a escala de férias dos empregados para o ano todo e comunicar à administradora no inÃcio do ano, assim, mantêm-se uma programação, evitando pagamento de férias em dobro ou mesmo aquisição de Vale transporte para empregados que irão gozar as férias. Demissão. É muito importante que o sÃndico obtenha uma previsão do custo final da rescisão a ser feita para que tenha condições de provisionar o recurso junto ao condominio, objetivando o pagamento no prazo legal ao funcionário dos direitos trabalhistas. O sÃndico deve ter cuidado para não demitir dentro do perÃodo estipulado por lei de 60 (sessenta dias) antes de qualquer dissÃdio, sob pena de pagar multa pelo seu ato em prejuÃzo do condomÃnio ao funcionário demitido. Essa atitude dentro do prazo impeditivo, só deve ser tomada em caráter extremamente necessário (hoje o dissÃdio ocorre em maio devendo sempre ser observado essa data anualmente junto ao sindicato, pois pode sofrer alteração de mês e trazer um problema maior ainda).
14. INADIMPLÊNCIA
Pode comprometer o orçamento do condomÃnio e onerar os demais condôminos pagantes e por essa razão o sÃndico deve ser rápido acionando o devedor imediatamente na justiça, contatado o débito, objetivando equilibrar o orçamento mensal do condomÃnio. Cuidado: Não são permitidas outras penalidades aos inadimplentes além da multa e demais PENALIDADES PREVISTAS EM LEI. É ilegal cortar interfone, fornecimento de água e gás, ou restringir o acesso do condômino à s dependências e equipamentos. É proibido afixar listas dos devedores em áreas comuns do condomÃnio, isso além de dificultar a negociação do débito pode acarretar ações judiciais contra o sÃndico. Descontos na dÃvida ou liberação de multas só é seguro realizá-las com aprovação de Assembleia, pois caso contrário, o sÃndico que permitir essa prática, pode até ter que repor a diferença com dinheiro do próprio bolso.